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Discursiva da faculdade Programação de computadores

Programação de Computadores Avaliação Discursiva 1 - Calouros DP Questão A:

A programação orientada a objetos é muito utilizada na criação de Jogos Digitais. Considere que você esteja preparando uma classe para comportar um tabuleiro de jogo de Damas, conforme a figura a seguir:

a) Crie uma classe denominada Tabuleiro;

b) Crie uma variável de classe, denominada Casas, que será uma matriz de 8x8 de inteiros;

c) Crie um método denominado LimparTabuleiro(), que atribua 0 (zero) para todas as posições da matriz;

d) Crie um método denominado InicializarTabuleiro(), que posicione as peças dos jogadores, de acordo com a figura fornecida, sendo que o número 1 (um) representa as peças pretas e o número 2 (dois) representa as peças brancas.

e) Crie um método denominado Mover(), que receba como parâmetro as coordenadas de origem e destino de uma peça, e realize a movimentação da mesma, saindo da casa de origem e indo para a casa de destino. Lembre-se que existem regras para movimentar uma peça e estas regras devem ser consideradas para que o método não permita jogadas inválidas.

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