1. java
  2. android
  3. c#
  4. .net
  5. javascript
  6. php
  7. jquery
  8. html
  9. sql

Salvar imagem no banco, até onde é vantagem?

Estou desenvolvendo uma aplicação para a empresa, e me deparo a uma possível troca futura de servidores para esta aplicação.

Estou desenvolvendo a mesma utilizando o VRaptor, e vi que na documentação de arquivos, o mesmo detalha para que o cadastro da imagem seja feito em storage e somente o caminha em banco. Acredito que esta seja a forma mais viável para uma aplicação, mais em meu caso que talvez possamos mover a aplicação do servidor atual para outros servidores dependendo da demanda, fico com a preocupação da permissão de pastas em geral, alguns podem ser servidores hospedados em linux necessitando de um caminho diferente.

A aplicação possui uma tabela de Clientes, onde o mesmo possui 1 imagem de perfil acredito que pesando no máximo 150kb e mais 5 imagens do local de trabalho pesando no máximo 250kb cada.

O banco atual utilizado é o Mysql, e gostaria de saber até onde isto pode ser preocupante. Nosso sistema geralmente não é hospedado em algum host de servidores para java, geralmente quase que 100% hospedamos em servidores dedicados sem a necessidade de ter que ficar comprando espaços de banco de dados que são relativamente caros em hospedagem.

Alguém que trabalha a mais tempo com este tipo de cadastros com imagens pode dar uma dica? vi em vários e vários tópicos que isso preocupa no quesito do banco ficar pesado e custar caro o espaço, mais os programadores relatam em save de arquivos grandes, não consegui achar algum relato de usar o banco para salvar arquivos pequenos.

Será que para meu tipo de uso, sendo que as imagens não pesam nem 1.5mb juntas para cada cliente, posso estar entrando em um buraco que futuramente vai me trazer problemas?

Obrigado.

  1. Você vai ver essas setas em qualquer página de pergunta. Com elas, você pode dizer se uma pergunta ou uma resposta foram relevantes ou não.
  2. Edite sua pergunta ou resposta caso queira alterar ou adicionar detalhes.
  3. Caso haja alguma dúvida sobre a pergunta, adicione um comentário. O espaço de respostas deve ser utilizado apenas para responder a pergunta.
  4. Se o autor da pergunta marcar uma resposta como solucionada, esta marca aparecerá.
  5. Clique aqui para mais detalhes sobre o funcionamento do GUJ!

2 respostas

Não é a resposta que estava procurando? Procure outras perguntas com as tags java jsp vraptor mysql sql banco-de-dados ou faça a sua própria pergunta.