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Renderizar tmx sem ou com libgdx

Olá, eu comecei a desenvolver um game simples 2d com java puro, fiz alguns sistemas de movimento do personagem com o teclado a partir de keylisteners, e então eu decidi fazer um cenário do meu jogo, eu não tinha ideia de como fazer isso, então descobri o tiled, e depois de terminar meu cenário com ele, eu descobri que ele salva o mapa em um formato chamado tmx, e percebi que se eu exportasse o mapa como imagem eu só teria um plano de fundo e não um cenário com colisões e então minhas camadas de objetos no tiled seriam inúteis, então descobri um tal de libgdx, más eu pensei em alguns motivos que me levaram a não querer usa-lo, o primeiro é que eu já havia iniciado meu projeto, mesmo estando bem no inicio eu já havia feito todo o planejamento do game, e também por que eu não sei muito do libgdx, há alguma maneira de renderizar o mapa tmx sem criar o projeto novamente com libgdx? Ou se eu sou obrigado a usar libgdx para fazer isso, de onde eu começo?

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