1. java
  2. android
  3. c#
  4. .net
  5. javascript
  6. php
  7. jquery
  8. html
  9. sql

Estou perdido com NetBeans e o Swing para programação Java ?

Olá!

Vim do C# na qual eu utilizava o Visual Studio e atualmente eu ando dominando mais o Java e com ele eu tenho usado o NetBeans. Tenho usado sempre o Swing para fazer minhas aplicações de teste e aprendizado, mas atualmente eu tenho passado um certo stress com coisas simples que eu não estou entendendo o porquê.

Decidi fazer um sistema para uma empresa pequena fictícia apenas para testes e estou me deparando com alguns problemas irritantes e não sei mais onde procurar suas soluções e não sei se é porque o Swing não fornece esse tipo de suporte ou fiquei mal acostumado com o Visual Studio.

Primeiramente eu queria deixar meu JFrame Fullscreen, o que no Visual Studio era só marcar uma opção nas propriedades, no Swing eu até consegui depois de muito pesquisar colocar Fullscreen marcando ExtendedState 6, mas fica uma coisa muito zoada, nada fica correto na tela, parece estar meio desconfigurado, um Label que era para estar no centro, fica lá no canto direito. Agora estou com problemas em mudar a cor de fundo. Primeiro eu já não consigo mudar, e segundo é que preciso colocar uma imagem de fundo, então piorou.

Todas essas questões bobas era super simples de fazer no Visual Studio marcando as opções nas propriedades, por que no NetBeans com Swing isso é tão difícil e não funciona direito ? Eu pesquisei muito já e não consegui achar a solução, tem muitas respostas ( aqui no fórum mesmo ) que o pessoal posta uns códigos pra mudar a cor, colocar imagem, tamanho da tela mas eu coloco isso onde ? O bloco de código do NetBeans é bloqueado, eu não consigo mexer. Quase tudo que eu quero fazer eu tenho que programar a parte ? Onde eu coloco esses códigos ?

Estou perdido =/

  • Coloca o seu código no construtor após o initComponents(); e você fará qualquer alteração no swing.

    Paulo Henrique   18 de out de 2015
  • @Conrado Saud, realmente o Swing peca em alguns aspectos e não oferece muita produtividade na programação. Inclusive é por isso que ele foi descontinuado e deixará de ser distribuído nas próximas versões do Java. Já que você está aprendendo, eu recomendo que você comece a estudar o JavaFX, que é a nova biblioteca visual oficial do Java. E não adianta comparar o Visual Studio com o Netbeans em termos de construção visual, é uma disputa desleal.

    Douglas Junior   19 de out de 2015
  • Só por curiosidade: Porque você está trabalhando com Java e Swing se com c# e o visual Studio voc~e conseguia fazer o que queria?

    ERRO   29 de out de 2015
  1. Você vai ver essas setas em qualquer página de pergunta. Com elas, você pode dizer se uma pergunta ou uma resposta foram relevantes ou não.
  2. Edite sua pergunta ou resposta caso queira alterar ou adicionar detalhes.
  3. Caso haja alguma dúvida sobre a pergunta, adicione um comentário. O espaço de respostas deve ser utilizado apenas para responder a pergunta.
  4. Se o autor da pergunta marcar uma resposta como solucionada, esta marca aparecerá.
  5. Clique aqui para mais detalhes sobre o funcionamento do GUJ!

0 resposta

Não é a resposta que estava procurando? Procure outras perguntas com as tags netbeans java swing interface ou faça a sua própria pergunta.