1. java
  2. android
  3. c#
  4. .net
  5. javascript
  6. php
  7. jquery
  8. html
  9. sql

Um caso estranho na gerência de um projeto. Qual posição tomar?

A questão é relativo à gerência de projeto, onde foi esta a melhor (talvez única) forma de expor a minha dúvida perante à situação. Concordo que ficou um pouco extensa, porém não encontrei outra forma de focalizar a mesma.

Vamos lá:

A empresa está vendo um novo projeto (trata-se de um sistema de médio porte), e em reuniões aconteceu o seguinte:

Para este projeto foram designado dois programadores e um analista, onde neste caso o analista tem menos experiência do que os dois programadores (que seria eu e outro). Em determinada pauta, estavam sendo discutidas as tecnologias a serem utilizadas e como seriam as camadas, arquiteturas, etc.... deste sistema. O analista fez algumas sugestões. O outro programador (este com mais experiência do que eu) logo interferiu com argumentações técnicas mostrando que não seria uma boa escolha e nisso o analista não aceitando, a reunião passou em torno dos 40 min a mais do que o previsto.

Em novas reuniões o programador trouxe documentações e mais explicações sugerindo um modelo de arquitetura e outros pontos também, como fluxo do GIT, etc... que seriam bons e previsto a todo o projeto (nesta parte percebi que realmente eram boas sugestões) e o analista novamente relutou, onde estranhamente sem nenhuma argumentação técnica conseguiu aprovação do gerente do projeto que apresentava o novo projeto. Uma semana depois este programador recebeu uma advertência oral (nada formal, mas diante da equipe) sobre ele estar empecilhando o projeto com suas posições, etc...

Hoje, passado uns quatro meses, o sistema está com uma arquitetura proposta pelo analista com regras de negócio um pouco em uma camada designada no PHP (a linguagem é PHP, porém a dúvida não se trata da linguagem), outro pouco no AngularJS. O sistema foi feito utilizando AngularJS. O angular em si tem uma parte para roteamento, mas mesmo assim existem algumas páginas em PHP pois o analista achou mais "fácil" para fazer.

Na produção está sendo utilizado um SGBD e no desenvolvimento um outro SGBD diferente (outra escolha do analista). Cada desenvolvedor tem uma versão diferente da modelagem do banco, onde um arquivo .sql é enviado referente à tarefa e nenhum destes tem acesso ao sistema rodando por completo e muito menos à modelagem da base, pois tudo é independente e focado somente ao analista.

Todas as tomadas de decisões técnicas hoje é focada somente por este analista e embora já apareceram erros de até R$1.000,00 reais em comissões (partes do sistema já está em uso, pois trata-se de um sistema interno), e o foco da gerencia continua a dar toda relevância técnica para este. Assim como todas as implementações mais complexas, do tipo que seriam interessante opiniões, tomadas de decisões em equipe, debates, etc este faz tudo sozinho. Outro dia ao ver novamente este programador a corrigir de um erro em uma tela, o analista simplesmente meio que "jogou na cara" dizendo que ele era o analista e que tomava todas as decisões que seria daquela forma e pronto.

Visto o contexto descrito acima, e levando em consideração que financeiramente a empresa paga(R$) de forma razoável, me vem os seguintes pontos:

  1. Necessito de opiniões, feedbacks, críticas, elogios, sugestões, formas de pensar, etc.... no geral sobre este contexto.

  2. Vale a pena investir carreira em uma empresa que tem um setor de desenvolvimento assim? (Hoje existe apenas três projetos médios na empresa, contando com este)

Na minha opinião está no mínimo bizarro a situação, mas gostaria de opiniões e experiências focalizando sobre uma posição a ser tomada diante da situação. Estes dois pontos que citei considero importantes.

  • Acho que esse assunto ficaria melhor no link de Discussões, porque é mais complexo do que o modelo do Perguntas permite tratar. Mas falta esclarecer alguns pontos. Por exemplo, qual a relação desse analista com a gerência? Ele é protegido da gerência? Tem mais intimidade com os "chefes"? Você discutiu esse assunto com o outro programador? Analisou de forma consistente esses problemas? Existe a possibilidade de escalar esse problema para a gerência (obs: tomando o cuidado de não focar em culpar o analista, mas sim de em expor esses problemas e os prejuízos que estão causando) ?

    TerraSkilll   14 de jul de 2015
  • Se a gerência sabe, ela está satisfeita com isso? Existem outras equipes técnicas? Se sim, é possível discutir esses assuntos com elas (o que poderia levar a argumentos melhores ao se discutir com a gerência) ? Quanto à carreira, isso depende muito também. Consegue dizer se esse é um problema pontual (ou seja, se é só esse analista que causa esse tipo de problema) ou generalizado (todos os projetos são assim)? Se é um problema que tende a se repetir, considere mudar (mas não saia correndo pra pedir demissão só por causa disso). Se é um caso isolado, pense com mais calma.

    TerraSkilll   14 de jul de 2015
  • Muito boa a colocação do colega TerraSkill, não podemos tratar de forma generalizada os problemas. Mesmo sendo graves, projetos são assim mesmo, dificilmente entrara em um projeto que todos concordam e sempre a opinião de um que nem sempre é a melhor vai prevalecer e temos que ter humildade de ir trabalhando e mostrando de forma tecnica que está nem sempre é a melhor solução. Ter paciencia e muita humildade para fazer uma coisa que acha que poderia ser melhor é complicado.

    betofroesjr   15 de jul de 2015
  1. Você vai ver essas setas em qualquer página de pergunta. Com elas, você pode dizer se uma pergunta ou uma resposta foram relevantes ou não.
  2. Edite sua pergunta ou resposta caso queira alterar ou adicionar detalhes.
  3. Caso haja alguma dúvida sobre a pergunta, adicione um comentário. O espaço de respostas deve ser utilizado apenas para responder a pergunta.
  4. Se o autor da pergunta marcar uma resposta como solucionada, esta marca aparecerá.
  5. Clique aqui para mais detalhes sobre o funcionamento do GUJ!

0 resposta

Não é a resposta que estava procurando? Procure outras perguntas com as tags arquitetura ou faça a sua própria pergunta.