1. java
  2. android
  3. c#
  4. .net
  5. javascript
  6. php
  7. jquery
  8. html
  9. sql

Imutabilidade em Java

O conceito de imutabilidade é muito legal e teoricamente deveríamos aplicar isto em algumas classes em todos os nossos projetos (Eu acho que todo projeto deve ter uma classezinha que pode ser imutável, me corrijam se eu estiver errado). Mas, os frameworks do mercado não parecem lidar muito bem com este conceito: O Mockito não mocka classes definidas como finais, assim como o JPA não persiste classes com objetos finais. Além disso, o JPA, pede que eu tenha um construtor no-arg público ou protegido, melando com a imutabilidade. Como vocês lidam com este problema? Eu devo esquecer esta história de imutabilidade e seguir a minha vida feliz com os outros frameworks? Ou eu devo esquecer os frameworks e fazer tudo na raça em nome deste conceito?

  • Nunca me atentei para isto... até me perdoi se não enxerguei uma utilidade... mas no caso do jpa, para quê eu iria persistir um valor que nunca muda, um valor q é constante... pra mim n faz sentido?

    Ramon Borges   03 de jun de 2015
  • Se quer trabalhar com tudo imutavel vá pra erlang....

    Thomas Teixeira   03 de jun de 2015
  1. Você vai ver essas setas em qualquer página de pergunta. Com elas, você pode dizer se uma pergunta ou uma resposta foram relevantes ou não.
  2. Edite sua pergunta ou resposta caso queira alterar ou adicionar detalhes.
  3. Caso haja alguma dúvida sobre a pergunta, adicione um comentário. O espaço de respostas deve ser utilizado apenas para responder a pergunta.
  4. Se o autor da pergunta marcar uma resposta como solucionada, esta marca aparecerá.
  5. Clique aqui para mais detalhes sobre o funcionamento do GUJ!

1 resposta

Não é a resposta que estava procurando? Procure outras perguntas com as tags java ou faça a sua própria pergunta.