1. java
  2. android
  3. c#
  4. .net
  5. javascript
  6. php
  7. jquery
  8. html
  9. sql

Dúvida com modelo MVC

Boa tarde pessoal,

Atualmente estou desenvolvendo uma aplicação java desktop que no começo de tudo era bem pequena, tinha apenas adicionar, remover e avaliar, como essa aplicação ia ficar somente para desktop, não senti necessidade de desenvolver ela de acordo com o modelo MVC. Porém, o pessoal aqui da prefeitura da cidade onde eu moro curtiu a minha ideia e pediram para que eu continuasse o desenvolvimento e fizesse uma versão WEB, e é ai que está o problema, a aplicação "cresceu" mais do que o esperado e está começando a virar bagunça o negócio, sei que foi irresponsabilidade e preguiça da minha parte não ter desenvolvido a aplicação com o modelo MVC desde o começo mas, como eu disse antes, nem imaginava que isso ia acontecer. No período passado do curso, eu fiz uma Atividade prática supervisionada na matéria de OO e eu desenvolvi toda a APS com o modelo MVC do jeito que o professor ensinou, que era separado da seguinte forma:

view control model.dao model.vo model.bo

Porém, não peguei muito essa coisa de MVC até porquê foi a primeira vez que eu usei e comecei a procurar em fórums conteúdos de ajuda sobre isso. E é ai que está o segundo problema, em todos os lugares que eu procurei eles ensinavam somente a separar em:

view control model

E não daquele jeito que meu professor ensinou e vi em alguns lugares o pessoal falando até para evitar usar o VO e o BO.

Então a minha dúvida é a seguinte, faço somente com view, control e model ou do jeito que meu professor ensinou?

E alguém de vocês teria um exemplo em código para me passar, da forma correta a se fazer, uma explicação bem clara de como posso fazer isso ou até mesmo algum livro sobre o assunto?

Obrigado desde já e desculpa pelo texto grande.

  • Faça o seguinte, comece separando suas classes em view, model e controller. Você já avançará um grande passo. Na prática, não existe uma "maneira correta" de se implementar MVC e é capaz que em cada exemplo você encontre uma maneira diferente de fazê-lo. Também não se iluda de que você nunca mais precisará refinar a modelagem do seu sistema.

    Rodolfo Mendes   27 de abr de 2015
  • Cara tente deixar seu sistema com o mínimo de acoplamento. Por exemplo fazer com que se você altere o atributo de uma classe todas as outras que dependem dela não fiquem cheio de erros.

    Ve se isso aqui ajuda um pouco: http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/mvc-model-view-controller/

    tisof002   27 de abr de 2015
  • Obrigado pela ajuda até aqui pessoal, vou seguir o que vocês falaram e tentar arrumar tudo aqui. Qualquer dúvida eu pergunto de novo e se por acaso tiverem mais algumas dicas ou souberem de algum livro que trate do assunto eu ficaria grato :D

    Giovani Henrique   27 de abr de 2015
  1. Você vai ver essas setas em qualquer página de pergunta. Com elas, você pode dizer se uma pergunta ou uma resposta foram relevantes ou não.
  2. Edite sua pergunta ou resposta caso queira alterar ou adicionar detalhes.
  3. Caso haja alguma dúvida sobre a pergunta, adicione um comentário. O espaço de respostas deve ser utilizado apenas para responder a pergunta.
  4. Se o autor da pergunta marcar uma resposta como solucionada, esta marca aparecerá.
  5. Clique aqui para mais detalhes sobre o funcionamento do GUJ!

1 resposta

Não é a resposta que estava procurando? Procure outras perguntas com as tags java ou faça a sua própria pergunta.