1. java
  2. android
  3. c#
  4. .net
  5. javascript
  6. php
  7. jquery
  8. html
  9. sql

Dicas de começar um aplicação web/Hospedar em servidor

Boa noite pessoal,

Trabalho há um bom tempo como desenvolvedor, e pedi demissão do meu trabalho para desenvolver uma aplicação que controla turnos de funcionários para uma rede de mais ou menos 50 restaurantes. Estou desenvolvendo essa aplicação utilizando as seguintes ferramentas Primefaces + JSF + Mysql + JPA + Tomcat.

Bom, apesar da minha experiência como desenvolvedor, nunca trabalhei em um aplicação web completamente e também nunca hospedei uma aplicações em algum servidor.

Minhas perguntas são:

1)Como vai ser um sistema que vai ser vendido pra todas as lojas dessa rede, eu ao invés de criar um banco de dados para cada loja no mysql, criei apenas um banco e dentro dele vou fazer as buscas baseados no login do usuário(por exemplo o joaozinho da loja 1 ao logar no sistema, vai visualizar apenas os dados da loja 1). Sobre isso que estou fazendo, na opinião de vocês, existe alguma outra forma melhor ou assim é legal mesmo?

2)Vocês acham que uma aplicação assim seria melhor hospedá-la em um servidor nas nuvens ou um servidor normal?

3)Será que vale apena eu continuar desenvolvendo essa aplicação no mysql mesmo ou me sugerem algum outro banco? Estou utilizando o mysql porque ele é fácil de usar e porque é gratuíto, mas tenho medo que ele não suporte muitos dados com o passar do tempo.

4)Como é uma aplicação pequena, estou utilizando apenas o conteiner Tomcat, neste caso vocês acham que não vai ter nehum problemas de transação? Por exemplo se o usuário da loja 1 estiver acessando ao mesmo tempo a mesma tabela que o usuário da loja 2 estiver acessando?

Fico no aguardo de algumas dicas de quem já passou por isso.

obrigado!

  • Recomendo trocar o TomCat por GlassFish ou JBoss, o gerenciamento desses dois são mais completos, até porque uma aplicação que gerencie 50 filiais da loja, precisa de um bom controle.

    Felipe Marques   05 de set de 2014
  • Felipe o JBooss não seria muito "grande" para uma aplicação pequena como a minha?

    Rafael Paz   05 de set de 2014
  1. Você vai ver essas setas em qualquer página de pergunta. Com elas, você pode dizer se uma pergunta ou uma resposta foram relevantes ou não.
  2. Edite sua pergunta ou resposta caso queira alterar ou adicionar detalhes.
  3. Caso haja alguma dúvida sobre a pergunta, adicione um comentário. O espaço de respostas deve ser utilizado apenas para responder a pergunta.
  4. Se o autor da pergunta marcar uma resposta como solucionada, esta marca aparecerá.
  5. Clique aqui para mais detalhes sobre o funcionamento do GUJ!

1 resposta

Não é a resposta que estava procurando? Procure outras perguntas com as tags java-ee java mysql primefaces tomcat hosting jsf ou faça a sua própria pergunta.