1. java
  2. android
  3. c#
  4. .net
  5. javascript
  6. php
  7. jquery
  8. html
  9. sql

Usar static para Utils em Sistemas Web é uma boa ideia?

Pessoal, tenho um Sistema WEB e tenho um DateUtils que faz coisas simples como pegar 2 datas e retornar a diferença entre elas, somar valores de minutos, segundos ou horas em uma Data, zerar os minutos de uma hora, etc.

Tudo isso usando JodaTime.

O que me ficou na dúvida é que criei esses métodos static. Como é um Web Service, essa classe receberá várias requisições simultâneas e essa dúvida realmente me apareceu.

Seria uma boa manter isso static ou o ideal seria criar um Objeto do tipo e chamar os métodos do objeto?

Pois assim, cada requisição teria o seu Objeto que posteriormente seria descartado pelo GC.

Ou estou sendo paranóico e o static não ficará sobrecarregado tendo em vista que ele responde e já fica disponível novamente?

PS: Não mantenho estado de nenhum dado na minha classe Util, ela simplesmente faz operações com valores de parâmetros e retorna o valor.

  • @adriano_si, para pedir esclarecimentos sobre uma resposta, clique no link "adicionar comentário". O link de "editar" deve ser usado para modificar o conteúdo de uma pergunta ou resposta. ;)

    Felipe   18 de jun de 2013
  1. Você vai ver essas setas em qualquer página de pergunta. Com elas, você pode dizer se uma pergunta ou uma resposta foram relevantes ou não.
  2. Edite sua pergunta ou resposta caso queira alterar ou adicionar detalhes.
  3. Caso haja alguma dúvida sobre a pergunta, adicione um comentário. O espaço de respostas deve ser utilizado apenas para responder a pergunta.
  4. Se o autor da pergunta marcar uma resposta como solucionada, esta marca aparecerá.
  5. Clique aqui para mais detalhes sobre o funcionamento do GUJ!

3 respostas

Não é a resposta que estava procurando? Procure outras perguntas com as tags java orientação-a-objetos static ou faça a sua própria pergunta.